sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Três Tristes Tigres

 


Três Tristes Tigres 
Trava-línguas, Piadas e Adivinhas

Textos de Luísa Ducla Soares

Ilustrações de Paulo Galindro

Livros Horizonte (2020)

No ano em que se celebra os 50 anos da obra literária de Luísa Ducla Soares, incontornável escritora infanto juvenil, a editora Livros Horizonte, reuniu nesta obra, um conjunto de textos intemporais, recolhidos e selecionados pela autora. Num convite permanente ao jogo das palavras, há lugar para o humor, o non sense, os enigmas, a par da perspicácia e o raciocínio, abrangendo conceitos e aprendizagens transversais. Textos divertidos e hilariantes que associamos facilmente à diversão contagiante dos textos e poemas da referida autora.

Sem narrativa de fio condutor, visto ser uma coletânea de trava-línguas, piadas e adivinhas, a ilustração, a cargo do igualmente incontornável Paulo Galindro, remete-nos para narrativas ilustradas subreptícias, com elementos e personagens que viajam ao longo de páginas com separadores entre as três temáticas. A ideia da planificação ou storyboard que compõe as guardas, (depois convertido digitalmente ao longo das páginas), antecipam o trabalho hercúleo do ilustrador, (responsável também pelo design da capa e paginação) evidenciando a organização temática dos textos e resolução estética para os mesmos.

Pormenores visuais que se interligam entre páginas e convergem numa amálgama de personagens e narrativas paralelas.

Na verdade, um olhar atento, permite a mediação deste livro a partir da contra capa. Aí se inicia uma das possíveis “tramas” visuais, podendo encontrar-se inúmeras outras narrativas e diferentes explorações deste livro. Trocadilhos visuais completam as ideias textuais subjacentes com analogias, num universo fantástico de criatividade e infindáveis leituras. Um livro a não perder, que mistura a sábia poesia de brincar com as palavras a par de uma ilustração que ultrapassa o simbólico e o alarga em ínfimas possibilidades de leitura.

 in: Revista Pró- Inclusão Vol. 11 - nº2 dezembro 2020



Sem comentários:

Enviar um comentário