segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Instantes Inclusivos - Leituras em tempos conturbados

Em tempos de confinamento e sua consequência, devido à pandemia por Covid 19, muitas foram as publicações sobre a temática.

Aliar a atividade da leitura, na promoção do conhecimento, promovendo o caracter lúdico como fonte de aprendizagem, constituíram-se como premissa na transmissão de inúmeras narrativas sobre o novo vírus, de modo a possibilitar a informação de novos tempos e consequências pandémicas.

Contados na primeira pessoa ou experienciando vivências, as narrativas proliferaram, predominantemente em formato digital, compreensivelmente. Porém, algumas delas encontram-se também já em formato físico. São algumas dessas publicações que partilho nesta rubrica, dando ainda continuidade a novas publicações relacionadas com a prática do yoga.


Dicas Coronavirus - Vamos vencer a Covid-19

  Texto: Miguel Correia e Joana Gomes

  Ilustração de Beatriz Braga

  Editora: Ideias com História (2020)

Na coleção intitulada Tudo vai ficar bem, muitos foram os títulos desta editora dedicados a esta temática. Editados em março 2020, foram partilhados on-line, durante o período de estado de emergência devido à pandemia por Covid-19.

Neste título, a narrativa de carater lúdico visa informar sobre os sintomas do vírus, cuidados preventivos a ter em consideração, bem como ideias (dicas) de combater o isolamento que a todos desafiou. A importância da alimentação, o estudo e a saúde não são esquecidas nesta publicação.

Versão em PDF disponível gratuitamente, no link: https://bit.ly/2UFdZz1.

Dias de uma família fechada em casa
Texto de Marta Correia e Miguel Correia
Ilustração de Daniela Leal

  Editora: Ideias com História (2020)

No seguimento da coleção, neste livro a personagem principal, uma jovem de 12 anos descreve o confinamento passado em família e como o mesmo fez realçar o valor de pequenas coisas, alertando também para pormenores de proteção em relação ao vírus. Uma ilustração cuidada e em harmonia com o texto, mantendo a mesma paleta de cores usada ao longo da coleção, permite abordar a temática que decerta forma mudou a sociedade atual, olhando para a família como personagem destas vivências.

 A minha avó tem coronavírus!

 Texto de Susana Amorim, Miguel Correia e Marta Correia

 Ilustração de Beatriz Braga

Editora: Ideias com História (2020)

Nesta edição, com a colaboração da Direção-Geral da Saúde (DGS), a narrativa contada por uma criança realça o impacto do vírus na sua transmissão após uma viagem realizada pela avó. De carácter didático alerta para novas rotinas diárias, assim como a gestão de novas situações e sua compreensão, como é o caso da vivência no hospital com o novo vírus. De um modo subtil, o realce dos profissionais de saúde, a par dos cuidados sempre necessários como prevenção são também elencados.

A ilustração desta publicação mantem a coerência gráfica do livro anterior, destacando-se do primeiro publicado nesta coleção. 


  A minha mãe é médica e já tenho saudades dela

  Texto: Susana Amorim e Miguel Correia

  Ilustração de Beatriz Braga

  Editora: Ideias com História (2020)

Mais um livro recomendado pela DGS, onde a protagonista destaca a importância e relevância dos profissionais de saúde, a par do sentimento de ausência que muitos sentiram em relação aos seus progenitores profissionais que asseguraram a continuidade de serviços essenciais.


  Quando a minha escola abrir ...

  Texto de Susana Amorim e Miguel Correia

  Ilustração de Beatriz Braga

  Editora: Ideias com História (2020)

Numa mudança de paradigma, o enfrentar de uma nova realidade é aqui destacado numa narrativa a sete vozes.

Emoções, pensamentos e dúvidas surgem a par de estratégias para enfrentar os novos tempos.

Pós confinamento outros títulos foram publicados por esta editora, podendo ser adquiridos no site https://ideiascomhistoria.pt/

Neste site encontram ainda a versão em PDF de alguns dos títulos disponíveis gratuitamente.


O meu herói és tu

Roteiro da história e ilustração: Helen Patuck

IASC (2020)

Publicado em março de 2020, esta publicação fruto de um projeto desenvolvido pelo Grupo de Referência do Comité Permanente Interinstitucional sobre Saúde Mental e apoio Psicossocial em Situações de Emergência. Colaboração de mais de 50 organizações que trabalham no setor humanitário, incluindo a Organização Mundial de Saúde, Fundo das Nações Unidas para a Infância, Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e Save the Children.

Com a premissa inclusiva de que as mensagens ecoassem em todas as crianças de diferentes continentes, mais de 1700 crianças, famílias, cuidadores e professores de todo o globo deram o seu contributo partilhando a experiência vivida durante a pandemia. Partindo desses testemunhos a equipa do projeto e a ilustradora criaram a narrativa que conta com Sara, personagem principal e seu amigo Ario, uma criatura fantástica, que viajando pelo mundo explica os cuidados de prevenção e como enfrentar situações e emoções de uma nova realidade.,

Na coerência inclusiva de chegar ao maior número de crianças, o livro foi partilhado on-line, traduzido em mais de trinta línguas e numa opção de livro áudio, disponível no link: https://interagencystandingcommittee.org/iasc-reference-group-mental-health-and-psychosocial-support-emergency-settings/my-hero-you

 


Também em março de 2020, a editora Betwein partilhou uma versão online dedicada a esta temática, com o título "Guerreiros da Saúde contra o coronavírus" que podem encontrar nas edições do site: https://www.betweien.com/ .

Livro que visa fornecer alguma resiliência ao tempo de confinamento enquanto de modo didático e despretensioso explica a batalha perante a pandemia na metáfora do confinamento como escudo perante tal ameaça.

O livro encontra-se disponível para download em todas as páginas oficiais da Betweien, no Facebook, Instagram e Linkedin, e também através do website. Pode também ser solicitado o envio por WhatsApp: 912017440.


  O outono do Yoga - Uma viagem pelos sentidos

  Texto de Márcia Viana

  Ilustrações de Um coletivo de duas

  Casa Capaz (2020)

Terceiro livro da coleção Yoga das estações, (já referida na anterior revista onde é publicada esta rubrica), desta vez dedicado ao outono, mantendo, como expetável a sua coerência tanto ao nível do texto, como no aspeto gráfico.

Remetendo para o método Montessouri, em que se inspira esta coleção, a narrativa em torno dos sentidos, desta feita, numa aventura em clima outonal, reforça a conexão com a natureza e a referência à família como suporte afetivo e elemento de segurança.

A ilustração muito arejada em cada página, mantem a simplicidade e beleza de aguarelas, a par de desenho a lápis e composição digital, harmonizando a distribuição equilibrada da mensagem gráfica pretendida. Os elementos da estação são o mote para as diversificadas posturas que vão surgindo a par da narrativa que apela para as descobertas do tempo, numa ligação à família alargada como fonte de passagem de transmissão de conhecimentos. Mantendo a linha editorial dos livros anteriores, no término da narrativa são apresentadas todas as posturas e ainda conselhos a experimentar de exercícios de respiração e de relaxamento.

No final da narrativa uma proposta de expressão livre deixa em aberto a possibilidade individual de outras narrativas.

Mais um excelente livro desta coleção para a prática de yoga e mindfulness.

Para a aquisição do livro podem fazê-lo em: https://casacapaz.myshopify.com/collections/yoga-das-estacoes/


Água da Vida

 Texto de Raquel Gonçalves

 Ilustrações de Isa Silva  (2020)

Raquel Gonçalves é a autora deste texto e responsável pela capa da revista onde se insere este artigo. Já mencionada na publicação anterior desta revista, esta autora, surge agora com outro livro, onde de modo lúdico e recorrendo uma vez mais à escrita em versos, apresenta-nos Manuel, o protagonista do enredo, segundo a autora, “inspirado no ciclo da água, na preservação de algumas espécies marinhas, tendo subjacente o imaginário dos Açores”, apelando, deste modo, para a consciencialização da proteção do mar e da água.

Com base nesta premissa, a narrativa acumula a pertinência terapêutica da água numa relação com o yoga, evidenciando um olhar inclusivo, tanto a nível gráfico como a nível textual. Apresenta-nos a molécula do sal (existente no mar e no nosso coração), vinculando a pertinência do respeito pela natureza mas também a ligação ao outro, evidenciado na postura a pares.

As ilustrações, de Isa Silva, de recurso à composição digital, acompanham em cada página as respetivas posturas indicadas, revelando fielmente o texto e em alguns casos prolongando-o, evidenciando-se em cada página dupla muito preenchimento de detalhes e cenários em vários planos, com imagens sobrepostas.

Com base nos pressupostos do yoga referidos nesta aventura, no final da narrativa, o livro possui 16 cartas de yoga, com as posturas que surgem ao longo da narrativa. Cartas que podem ser destacadas do livro para a prática das posturas. No verso de cada carta, existem explicações detalhadas sobre as respetivas posturas e curiosidades sobre as mesmas, oferecendo diversificadas potencialidades a ser exploradas individualmente.

No final do livro existe ainda uma caixa para montar e guardar as cartas. Ao contrário das ilustrações do livro, nas cartas o enfoque é nas posturas, resultando numa ilustração mais arejada e objetiva.

Um livro que se constitui como um manual para a prática do Yoga e dos seus benefícios, na pertinência da utilização dos nossos recursos internos para conhecer o nosso corpo e criar resiliências.

Sendo uma edição de autor podem adquirir este livro em: https://raquelgoncalves.com/livros/.

in: Revista Educação Inclusiva Vol. 11 - nº 2 - dezembro 2020


Sem comentários:

Enviar um comentário