segunda-feira, 11 de julho de 2016

Sonho com asas

Sonho com Asas
Teresa Marques (texto)
Fátima Afonso (Ilustração)
Kalandraka (2016)


Voar é um desejo comum na história da humanidade. Muitos o anseiam, poder voar sem limites, ter asas.
Pode não se saber o que se quer, não desejar mais nada, apenas voar sem destino, para quem a cabeça está em estado, frequentemente, natural de cabeça no ar, nas nuvens, na lua. 
Das palavras de Teresa Marques já conhecemos a poesia. As ilustrações de Fátima Afonso[1] de técnica mista, oferecem um realismo mágico com detalhes científicos e pormenores com equilíbrio estético bem interessante, onde proliferam os elementos de água, pássaros, e as penas, numa alusão ao voo, são uma constante. 
Referências às viagens com barcos, aviões e malas. Os registos fotográficos, retratos de momentos importantes das vidas, pequenas viagens ao passado, regressos fugazes,  simultaneamente a par do movimento para o futuro, tempo por vezes adiado, fechado em gavetas. Texto e ilustração numa união perfeita de poesia e fruição estética. 
Acredite-se ou não em fadas, voamos na metáfora de percorrer os sonhos. Porque sem asas, eles não se concretizam, (imagem da protagonista na cadeira, ela própria com asas).
Um livro poético que convida à concretização dos sonhos, afinal é o "sonho que comanda a vida" dizia o poeta António Gedeão. "Pelo sonho é que vamos" (Sebastião da Gama).
É deste modo, que os livros que se julgam ser unicamente para as crianças são um engano. Este livro é um exemplo disso, uma viagem aos nossos sonhos ou o que desejamos, libertar os nossos espartilhos mentais e abrir as asas ao mundo.  
Livro que recebeu uma menção honrosa no VII Prémio Internacional Compostela para Álbum Ilustrado.


Elvira Cristina Silva

in: Newsletter Pro Inclusão nº 100 - pág. 9


https://gallery.mailchimp.com/c51779258ed6a5714505b7438/files/News100_jul2016.pdf



[1] Ilustradora que conta com uma exposição no Auditório António Cabrita no Barreiro até 16 de outubro 2016  - http://www.cm-barreiro.pt/frontoffice/pages/791?event_id=487

Sem comentários:

Enviar um comentário