domingo, 19 de novembro de 2017

Um fantasminha no Jardim

Após o convite generoso por parte da Manuela Castro Neves, da Maria Bouza e da Máquina de Voar Editora que com muito prazer aceitei, aqui fica o meu humilde contributo, através do meu ponto de vista sobre o mesmo e o registo fotográfico da sessão.
Grata por estes momentos!



Num percurso de narrativa rítmica, Um fantasminha no Jardim, permite todo um conhecimento de um léxico pouco comum, mas de exploração pertinente. Provoca a curiosidade da descoberta das novas palavras, a par do ritmo que são ouvidas, bem como faz um apelo à memória da nossa infância, no elencar de jogos porventura, já esquecidos por muitos (jogo do anel, eixo, queimada, berlinde). Jogos que, felizmente talvez, depois da leitura deste livro, seja o mote para promover situações lúdicas junto das crianças que eventualmente desconheçam estes jogos.
A narrativa, de certo modo ambiental, com preocupações ecológicas (a estrela do mar, é no mar que deve ficar), evidencia também questões que são promotoras de inclusão, no sentido de compreender e aceitar os outros, abordando também a importância do enfrentar dos medos (por vezes infundados aos olhares alheios). 
Conjugando o foco em valores éticos, a narrativa decorre, quase previsível no seu desenlace, apresentando um cariz pedagógico, já bastante característico da autora.
A estória criada pela autora do texto, teve como ponto de partida a oferta de quatro fantoches, por parte de um grupo de crianças de uma escola (a quem é destinado, nas guardas, os agradecimentos deste livro).
Partindo desses personagens, a ilustração de Maria Bouza, numa composição de técnica mista (que envolve desenhos com lápis de cor e de cera, recortes e texturas de diferentes papeis em sobreposição digital), completa a narração com outros olhares, através da predominância de cores básicas, resultando numa  ilustração coerente e bastante delicada no seu efeito visual. 
(ECS)


Aqui fica o registo do lançamento do livro no espaço da Academia S. Miguel dos Arcos

Podem consultar mais em: Máquina de Voar. A quem agradeço desde já a generosidade do post.








Sem comentários:

Enviar um comentário