terça-feira, 19 de novembro de 2024

"Presente" de Rita Correia

 


Eu, pessoalmente, entre outras coisas, encontro presentes nos livros e sempre acreditei que isso orientaria a minha vida. Com eles tenho vivido momentos únicos e foi através deles que tenho conhecido pessoas fantásticas, uma delas, obviamente, foi a Rita, pessoa com quem nutro um entendimento, de certa forma simbiótica no modo de ver a vida. A convite dela, apresentei este seu livro no dia 19 de maio de 2024.

Presente de Edição de autor (2024), 7 (sete) anos depois da publicação de  "Ilumina", desta vez o livro azul, o quarto livro de autor da ilustradora Rita Correia

A temática não será logo de leitura automática e literal, mas a autora já nos habituou a ter que pensar para entender os seus livros e faz muito bem. Os livros da Rita não são simples nem ingénuos, antes pelo contrário, são de uma complexidade que não se podem (como um bom livro) ler/manusear só uma vez. Acumulam camadas de pormenores subtis, quer a nível gráfico, como a nível textual e paratextual.

Os pequenos detalhes em cada página, só para leitores atentos, (a presença de elementos de outros livros da autora; pequenos elementos que se repetem) a mobilidade do livro na sua leitura/utilização, os jogos e mapas sempre existentes na sua obra.

Na sociedade atual, em tempos conturbados, é premente questionarmos o equilíbrio e a ligação com a natureza, na premissa de que estamos todos ligados. Um presente como uma dádiva da vida.

Nas guardas estamos já imersos em mistério nas palavras que se entrelaçam nas nossa vidas, na comunhão com o outro, a natureza e os animais.

É com o outro que a autora/ilustradora se envolve, desde sempre, valorizando cada um de nós e o outro, porque não existimos sozinhos, como refere na dedicatória na ficha técnica.

Realce para a constante presença de livros (da autora e de outros), pois somos feitos de narrativas, as nossas e as que lemos, onde reside na verdade a magia da vida. E esta, infelizmente, não sendo infinita, convém, que dela, se viva o presente.

Não sei, na realidade, como vai ser o futuro, mas tenho comigo o Presente - e é isso que devemos valorizar. Palavras que nos ligam no tempo/espaço - o mundo inteiro cabe dentro deste livro com todas as palavras que cada um de nós escolhe no caminho que fazemos.

 ritapcorreia@gmail.com | http://www.ritacorreia.com

 

Sem comentários:

Enviar um comentário