quarta-feira, 19 de abril de 2017

Cadê o carimbo?


 Renata Bueno, ilustradora, nasceu no Brasil. É arquitecta de formação e como artista plástica é autora de diversos livros para a infância.
Tendo por base carimbos, que, imagine-se, comprou em Portugal numa das suas viagens, apelidou três livros seus, nomeadamente: Cadê o cavalo?; Cadê a mosca ?; e ainda Cadê o peixe?; Coleção Carimbo, publicados pela Jujuba editora (2013).



Tive contacto com estes livros quando participou, sendo a única brasileira selecionada, na VI Bienal Internacional de Ilustração para a infância,  na Ilustrarte 2014.
Nesse contacto deslumbrei-me com estes pequenos livros, partindo de um conceito tão simples quanto potencial criativo oferecia.
Atualmente, já com os livros na mão, chegou o momento da partilha com as crianças que deram o seu  contributo de um olhar atento e imaginativo.
Cada livro, como indica o título, parte de um carimbo, depois é adicionado o traço num complemento final digital. 
Não existe propriamente uma narrativa ao longo do livro. Cada estória reside individualmente em redor de uma rima, em página dupla, ilustração num lado da página, rima do outro, não sendo constante a coerência dessa opção.
O incentivo é na procura do carimbo “escondido” no meio da ilustração, o que de certa foram tem que ser controlado pois corremos o risco de em cada página esquecer o texto, em prol da busca fugaz de um carimbo que teima em esconder-se.
A exploração das imagens é universal pelo que o público alvo destes livros não tem idade específica. Existem duplos sentidos e muito humor, quer nas rimas como nas ilustrações, possibilitando ambas um recurso de horas indetermináveis de atividades lúdicas, quer explorando a linguagem quer a expressão gráfica. A criatividade não permite certo ou errado, pelo que todas as explorações são possíveis. Por aqui a opção tem sido a de um carimbo à escolha, imaginá-lo num contexto e depois dar corpo a uma narrativa. 
Depois.... bem, depois é o que se desejar. Por aqui estamos em fase de construção de livro mas já há ideias para um puzzle gigante e jogos de memória. 
Por enquanto mais do que preocupados com o resultado final da atividade desenvolvida, o que conta é o processo. E esse tem sido muito criativo. Na vontade de carimbar e criar mais enredos, diariamente continuo a ouvir: 
"Cadê o carimbo?"


Elvira Cristina Silva

Aqui ficam alguns registos:













Nota: Estes deliciosos livros podem encontrar à venda em: 
R. Gomes de Amorim 12-14, 2710-569 Sintra, 2710-569 Sintra 


Sem comentários:

Enviar um comentário